Palácio da Bolsa do Porto / Sala das Assembleias Gerais

A Sala  das Assembleias Gerais, planificada por Tomás Soller e com modificações de Macedo Araújo, é constituída por paredes e tecto apainelados, com pinturas imitando carvalho velho e ornamentações a ouro, num trabalho exemplar de “trompe l’oeil”. Nesta sala podemos apreciar um magnífico lustre e um notável baixo relevo* de bronze do brasão da Associação Comercial do Porto, da autoria do mestre Teixeira Lopes, tendo em torno o lema associativo Labor et Libertas urgent nos.
Foi nesta sala que a 21 de Novembro de 1947, teve lugar a lição inaugural do primeiro curso do Centro de Estudos Económicos e Financeiros, que em 1953 culminou na criação da Faculdade de Economia do Porto.
Hoje em dia, é nesta sala que decorre anualmente a Assembleia Geral da Associação Comercial do Porto e a reunião do Conselho dos 24.

*    Nomenclatura atribuída por Carlos Bastos na obra “Associação Comercial do Porto – Resumo histórico da sua actividade desde a fundação – Porto 1947”. Há autores que a referem como alto-relevo e, outros, também, como bronze. Numa análise “in loco” tudo indica que seja um gesso com patine em imitação de bronze.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Palácio da Bolsa do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress