Assembleia da República / Sala D. Maria II

A Sala D. Maria II foi concebida, em meados do século XIX, especificamente para a realização de conferências. O pavimento, revestido em parquet, conjuga três madeiras (carvalho, pau-cetim e pau-santo) num trabalho de embutidos que forma motivos geométricos e estrelas nas intersecções dos ângulos.
O tecto, revestido de estuque trabalhado, foi decorado com pinturas em grisaille (tonalidades de cinzento), em tromp l’oeil (criação de ilusão óptica de perspectiva), simulando baixos-relevos com motivos florais e vegetalistas, intercalados com figuras mitológicas e alegóricas (Minerva, Mercúrio, Vénus e Justiça) e com retratos do Duque de Palmela, do Duque de Loulé, do Conde de Lavradio e do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Guilherme.
As paredes, apaineladas, foram também pintadas, simulando revestimento de mármore, e decoradas com pequenos retratos a óleo sobre tela, integrados em cartelas ovais de gesso com ornatos, adossadas à própria parede, retratando os deputados Fontes Pereira de Melo, João Crisóstomo, Duque de Ávila e Bolama e Rodrigues de Carvalho (este deverá ter sido colocado posteriormente, dado que a personagem viveu já no século XX).
Na parede do lado esquerdo de quem entra, dominando toda a sala pelas suas monumentais dimensões, destaca-se um retrato de corpo inteiro da rainha D. Maria II.
Na parede oposta, encontra-se uma lareira com azulejos polícromos de motivos vegetalistas e zoomórficos, com a chaminé de mármore, decorada com brutescos neoclássicos de inspiração renascentista.
Já na primeira metade do século XX, a galeria de retratos de deputados ilustres representados nesta sala foi ampliada com os de Barjona de Freitas (pintado por Columbano Bordalo Pinheiro), de Luís Bívar (pintado por Carlos Reis) e António Teles de Vasconcelos (pintado por José Malhoa).
A função inicial desta sala mantém-se na actualidade, sendo ainda utilizada para reuniões de conferência dos representantes dos grupos parlamentares, onde, sob a presidência do Presidente da Assembleia da República e com a presença de um representante do Governo, são programados os trabalhos parlamentares.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Assembleia da República
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress