Assembleia da República / Refeitório dos Frades

O espaço correspondente ao antigo Refeitório dos Frades sofreu significativas intervenções que lhe retiraram escala com o corte do seu pé direito duplo para criação de um piso intermédio onde vieram a ser instalados gabinetes. Porém, mantêm-se algumas características de origem conventual ao nível do pavimento que ainda conserva uma parte enxequetada em mármore branco e negro, e das paredes, onde permanecem 18 dos painéis de azulejos originais (restaurados entre 1997 e 1999), datáveis de cerca de 1770 pelo seu estilo rococó do período pombalino. De possível proveniência oficinal lisboeta, são pintados a azul sobre fundo branco, com cercaduras polícromas a amarelo, roxo, verde e azul. Onze dos painéis representam episódios da vida de São Bento e os restantes sete reproduzem cenas da vida quotidiana.
Neste antigo espaço conventual esteve instalado o Arquivo Nacional da Torre do Tombo até 1990, data em que passou para o edifício da Alameda das Universidades edificado para o propósito.
Submetido a obras de adaptação que ainda decorrem, virá a ser a futura sala de exposição permanente do Museu da Assembleia da República.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Assembleia da República
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress