Universidade do Porto / Instituto de Ciências Biomédicas

O Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) foi fundado em 1975 sob a liderança de Corino de Andrade e Nuno Grande, tendo como objectivo propiciar à comunidade local um ensino moderno e uma investigação avançada em áreas diversificadas da Biologia Aplicada. O ICBAS está sediado em edifício classificado que foi a antiga Faculdade de Medicina e se situa em frente ao Hospital Geral de Santo António (HGSA); está prevista para breve a construção de novo imóvel em terrenos próximos do Palácio de Cristal.

Oferece as seguintes licenciaturas: Medicina (de parceria com o HGSA), Medicina Veterinária, Bioquímica (de parceria com a Faculdade de Ciências) e Ciências do Meio Aquático.

A formação pós-graduada do ICBAS envolve programas de doutoramento em Ciências Médicas, Ciências Biomédicas, Ciências de Enfermagem, Saúde Mental, Ciências do Serviço Social, Ciências Veterinárias e Ciências do Meio Aquático, assim como programas de mestrado em Biologia Molecular (GABBA), Saúde Pública, Ciências de Enfermagem, Oncologia, Medicina Legal, Medicina de Catástrofe e Ciências do Mar – Recursos Marinhos. O ICBAS tem próximo de 1000 alunos de licenciatura, 200 alunos de mestrado e 100 alunos de doutoramento.

Parte substancial da investigação realizada pelos docentes do ICBAS é feita em dois Institutos da UP dirigidos por professores do ICBAS: Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC, director Alexandre Quintanilha) e Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR, director: João Coimbra). A Estação Litoral da Aguda foi criada e é dirigida por um professor do ICBAS (Michael Weber). Os docentes do ICBAS são anualmente autores de mais de 100 artigos científicos publicados em revistas internacionais.

O ICBAS é actualmente dirigido por António de Sousa Pereira.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:


COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress