Universidade do Porto / Faculdade de Medicina

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é uma escola de ensino superior universitário que promove a docência, a investigação científica e actividades de apoio à sociedade, para além das responsabilidades inerentes à gestão da sua organização interna e das suas relações com entidades nacionais e estrangeiras. Foram suas antecessoras a Régia Escola de Cirurgia (1825-1836) e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto (1836-1911). Pelo decreto de 22 de Fevereiro de 1911 a Escola Médico-Cirúrgica do Porto é promovida a Faculdade e opera-se uma reforma profunda dos estatutos médicos.

A inauguração do Hospital de S. João teve lugar a 24 de Junho de 1959 e aí, por ter o estatuto de hospital escolar, ficou instalada a Faculdade de Medicina do Porto, que, até àquela data, pudera dispor de algumas enfermarias do Hospital de Santo António, pertença da Santa Casa da Misericórdia. A FMUP é hoje uma instituição de prestígio a nível nacional e internacional, sendo a faculdade que apresenta as mais elevadas classificações de acesso ao curso de licenciatura em Medicina.

De acordo com os novos estatutos da FMUP, “a Faculdade de Medicina é um centro de formação de médicos e do seu contínuo aperfeiçoamento pós-graduado, objectivo que se propõe atingir através da criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e do exercício profissional nas áreas da Medicina”, sendo que é ainda “…um centro de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e do exercício profissional em outras Ciências da Saúde e em Biologia Humana”.

A FMUP tem a seu cargo a licenciatura em Medicina e colabora nos cursos de Medicina Dentária e de Ciências da Nutrição e Alimentação, sendo também responsável por 5 cursos de mestrado, 6 cursos de pós-graduação e especialização, bem como por diversos cursos de formação nas diferentes áreas de especialidade.

Colabora ainda em estudos de doutoramento, no internato médico, com entidades nacionais e internacionais nas reuniões que promove, nas provas académicas e na formação de pessoal não docente. A direcção das revistas médicas “Arquivos de Medicina”, “Arquivos Portugueses de Cirurgia” e “Educação Médica”, propriedade da Associação de Estudantes da FMUP, está cometida a professores desta Faculdade, assim como, maioritariamente, a composição dos seus conselhos editoriais.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Universidade do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress