Universidade do Porto / Faculdade de Letras

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto é um estabelecimento universitário vocacionado para o ensino, para a investigação e para a criação cultural e científica nas áreas das ciências humanas e sociais, da filosofia, das línguas e literaturas. Desenvolve esta actividade num espírito de serviço público e em ordem a contribuir para o desenvolvimento científico, cultural, social e económico de Portugal, das comunidades de raiz portuguesa disseminadas pelo mundo, dos países de língua oficial portuguesa e da Europa.

É constituída pelos departamentos de Filosofia, História, Ciências e Técnicas do Património, Geografia, Sociologia, Estudos Portugueses e Estudos Românicos, Estudos Anglo-Americanos, Estudos Germanísticos e ainda pelas secções autónomas de Educação e de Jornalismo.

Com perto de 4000 alunos (distribuídos por 24 cursos de licenciatura), 270 professores e 140 funcionários, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto desenvolve uma intensa actividade de ensino e investigação, tanto ao nível dos seus departamentos como das unidades de I&D e institutos de investigação. A Associação de Estudantes tem-se revelado também uma estrutura associativa dinamizadora das actividades académicas.

De entre os vários serviços da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, ocupa um lugar de destaque a Biblioteca Central, integrada nos Serviços de Documentação e Informação, constituindo uma estrutura de apoio fundamental para o ensino e para a investigação que se desenvolvem dentro e fora da escola. Com mais de 265.000 títulos de monografias e publicações periódicas, a Biblioteca Central tem vindo a apostar na diversificação dos seus recursos, sobretudo no que diz respeito aos novos suportes informáticos e novas tecnologias, à assinatura de bases de dados em texto integral e à edição digital. No seu âmbito funciona também o Serviço de Apoio ao Estudante Deficiente da Universidade do Porto, que tem como objectivo principal criar condições de igualdade entre os alunos portadores de deficiências, com incidência especial nos estudantes deficientes visuais, pelo que se tem dedicado à recolha, produção e tratamento de documentos especiais que organiza e divulga, nomeadamente, através das obras da Biblioteca Braille, da Biblioteca Sonora e da Biblioteca Digital.

A Faculdade edita a Revista da Faculdade de Letras nas séries de História, Filosofia, Línguas e Literaturas, Geografia, Sociologia, Ciências e Técnicas do Património e vários outros títulos periódicos e colecções temáticas, incluindo actas de colóquios, fontes históricas, monografias e colectâneas de estudos. O elevado número de colóquios, congressos, conferências e seminários, para além de cursos de pós-graduação, de mestrados e doutoramentos, bem como acções de formação contínua e extensão universitária são a prova da sua vitalidade ao nível do ensino, da investigação e do serviço à comunidade.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Universidade do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress