Universidade do Porto / Faculdade de Farmácia

A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) é a mais antiga escola de Farmácia do país (criada em 1836) e uma das mais antigas faculdades da Universidade do Porto.
Foi durante muitos anos (até 1968) a única instituição que conferia o grau de licenciado (e de doutor) em Farmácia. Em 1978, com a reforma do ensino da Farmácia em Portugal, a licenciatura passou a designar-se por licenciatura em Ciências Farmacêuticas.

Para além do seu papel na transmissão do conhecimento na área das ciências farmacêuticas, a FFUP dá particular ênfase à partilha do seu saber com a comunidade. Nesta linha de actuação, a FFUP disponibiliza um conjunto de serviços para fazer face a solicitações específicas na área das análises clínicas (química clínica; microbiologia clínica, etc.), farmacodinâmicas, toxicológicas, bromatológicas e hidrológicas, bem como na área do controlo de qualidade de produtos diversos.

A criação de saber e a sua aplicabilidade são também preocupações essenciais da FFUP. É reflexo dessa actividade científica dos seus docentes e investigadores o número de publicações em revistas indexadas no Web of Knowledge Citation Index, que foi, no ano de 2001, de 1,1 publicações por docente, o que coloca a FFUP, neste caso particular, em lugar de destaque entre as diversas unidades orgânicas da Universidade do Porto.

A FFUP é centro de inúmeras actividades com apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Comunidade Europeia, da Agência de Inovação e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e está envolvida em diversos acordos bilaterais com países da Comunidade Europeia, do Leste Europeu e da América Latina. A FFUP acolhe dois centros de investigação – o Centro de Estudos de Química Orgânica, Fitoquímica e Farmacologia da Universidade do Porto e o Centro de Química da Universidade do Porto. Este último, conjuntamente com o Centro de Química Fina e Biotecnologia da Universidade Nova de Lisboa, constituiu o Laboratório Associado REQUIMTE. Alguns dos seus docentes integram ainda outros Laboratórios Associados, também de reconhecido mérito, como o IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular) e o IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto).

A FFUP tem assumido uma posição pró-activa no sentido de ajustar a sua estratégia à evolução da sociedade e adequar a sua actividade à dimensão europeia. A médio e longo prazo, a prossecução dos seus objectivos permitirá manter a FFUP entre as escolas universitárias mais empenhadas em desenvolver o ensino e a investigação na área das ciências farmacêuticas de forma equilibrada e de acordo com padrões internacionais.

A FFUP disponibiliza aos seus alunos oportunidades de formação noutras instituições europeias, ao abrigo dos programas Socrates/Erasmus e Leonardo Da Vinci. Pretende-se com esta mobilidade alargar os horizontes dos estudantes, facilitando a sua integração no novo espaço europeu de trabalho.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Universidade do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress