Universidade do Porto / Faculdade de Engenharia

A FEUP tem como missão a formação de profissionais de Engenharia de nível internacional, sustentada em Investigação e Desenvolvimento de excelência. A formação desses profissionais contempla não só as competências científicas e técnicas, mas também as éticas e culturais, potenciando a sua capacidade de intervenção no desenvolvimento da região e do país.

Sendo descendente da Academia Politécnica, criada em 1837, a FEUP instala-se em 1937 no edifício da Rua dos Bragas onde se manteve até ao ano 2000. Hoje a faculdade dispõe de novas instalações no Pólo II da Universidade do Porto, na Asprela, que constitui o maior complexo edificado pelo Ministério da Educação desde sempre. Com a vantagem de terem sido concebidas de raiz para o fim em vista, estas instalações foram projectadas para uma capacidade de 5500 alunos de licenciatura, 1000 alunos de pós-graduação e 500 docentes, perfazendo uma área total construída superior a 83000 m2.

O pólo universitário, que concentra várias faculdades e unidades de investigação da Universidade do Porto e outras instituições universitárias, dispõe de equipamentos sociais como: cantinas, residências universitárias e instalações desportivas e de boas acessibilidades, pois está situado perto de um acesso à rede nacional de auto-estradas e está servido por transportes colectivos rodoviários, aos quais se juntará em breve o metropolitano ligeiro.

A faculdade dispõe de um conjunto de infra-estruturas e equipamentos que lhe possibilitam responder com eficácia às exigências de um ensino moderno e estimulante, sendo de realçar os sistemas de informação e de eLearning, os recursos de informação e conteúdos digitais disponíveis online, os espaços de pesquisa e estudo e os equipamentos informáticos e multimédia.

De facto, a faculdade tem cobertura integral por rede sem fios e oferece ainda 30 salas de informática em livre acesso 24 horas por dia, o que se traduz num rácio de um computador para cada 4,5 alunos. Dos 35 anfiteatros existentes, 27 estão equipados com equipamentos de projecção multimédia. A biblioteca oferece 600 lugares de leitura, um catálogo com mais de 60.000 títulos especializados e o acesso a 30.000 títulos em formato digital.

No ingresso nos cursos de licenciatura, os alunos recebem apoio de sociabilização e aprendizagem, bem como de competências básicas em matemática, física e química. Ao longo do curso existe também apoio de orientação e integração.

Os alunos têm a possibilidade de realizar projectos e estágios curriculares em colaboração com empresas. O intercâmbio de ideias e metodologias durante o curso é igualmente valorizado, pelo que é elevada a mobilidade dos estudantes no espaço universitário europeu e dos países de língua portuguesa: 12,5 % dos alunos realiza pelo menos um semestre do seu curso em universidades estrangeiras.
A promoção da empregabilidade é outra aposta ganha a favor dos alunos, uma vez que a entrada no mercado de trabalho ocorre em média 45 dias após a conclusão da licenciatura. Pretende-se também apoiar o empreendedorismo, prestando serviços de apoio à gestão da carreira e à criação de empresas.

O Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior analisou recentemente as licenciaturas em Gestão e Engenharia Industrial, Engenharia Informática, Engenharia Química e Engenharia Metalúrgica e de Materiais, tendo confirmado que a engenharia da FEUP se posiciona em lugar cimeiro ao nível nacional, com seis licenciaturas avaliadas em primeiro lugar (2003) e duas licenciaturas avaliadas qualitativamente com excelente apreciação (2002).

Todas as licenciaturas da FEUP estão também acreditadas pela Ordem dos Engenheiros.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Universidade do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress