Universidade do Porto / Faculdade de Economia

Criada em 1953, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) é uma referência nacional e internacional no campo das ciências económicas e empresariais, quer ao nível da educação quer ao nível da investigação científica. Reconhecida pela qualidade do seu corpo docente, que alia a um elevado nível académico uma grande experiência prática e capacidade pedagógica, a FEP tem vindo a afirmar-se como um projecto inovador.

Frequentada por mais de 2700 alunos, tem actualmente em funcionamento as licenciaturas em Economia e em Gestão, para além de diversos cursos de mestrado, designadamente em Economia, Contabilidade, Finanças e Marketing, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, Desenvolvimento e Inserção Social, Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes e Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na Engenharia, para além de diversos cursos de pós-graduação não conferentes de grau. A FEP confere grau de doutor em Economia e em Ciências Empresariais.

Com quase 50 gerações de licenciados, a FEP conta com mais de 5000 antigos alunos a desempenhar funções nos mais variados sectores de actividade.

Além da função de ensino, a FEP procura promover a investigação científica de carácter académico. De facto, nos últimos anos tem apostado na qualificação do seu pessoal docente, o que permitiu um potencial científico capaz de satisfazer as necessidades da comunidade envolvente, que enfrenta problemas que apelam, cada vez mais, para uma elevada qualificação dos serviços a prestar.

O CEMPRE – Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão, o CETE – Centro de Estudos de Economia Industrial, do Trabalho e da Empresa e o NIADD – Núcleo de Inteligência Artificial e Análise de Dados têm acolhido uma grande parte da investigação académica ligada à formação. São, por isso, financiados pela FCT e, nesse âmbito, sujeitos a avaliações periódicas por painéis científicos internacionais. Por sua vez, o CEDRES – Centro de Economia e Desenvolvimento Regional, Estudos e Serviços tem tido uma expressão mais significativa na produção de serviços de I&D nas respectivas áreas de competência.

Completando o enquadramento institucional da investigação, o ISFEP – Instituto de Investigação e Serviços da FEP, que gere a interface com a comunidade, tem como uma das suas missões a valorização da investigação produzida na FEP. Por isso, os serviços de I&D da faculdade, quer os dos centros de investigação, quer os realizados de forma não integrada, são contratados através do ISFEP.

A FEP tem aderido às novas tecnologias de educação de forma pronta e entusiasta. A faculdade integra a iniciativa e-U/Campus Virtual, do Plano de Acção para a Sociedade da Informação, que visa incentivar e facilitar a produção, acesso e partilha de conhecimento.
Por sua vez, a biblioteca assume uma importância fundamental, quer ao nível da actualização do ensino, quer ao nível da investigação científica. Como unidade de informação, exerce a sua actividade no tratamento, difusão e controlo da investigação, proporcionando o livre acesso a documentos especializados.

A FEP tem ainda um Gabinete de Apoio ao Aluno, com o objectivo de melhorar as condições dos que a frequentam, do ponto de vista curricular e extra-curricular, e actua nos domínios da integração e do desenvolvimento pessoal, facilitando ao mesmo tempo a transição para o mercado de trabalho. Neste último domínio, a Secção de Integração Académica e Profissional desenvolve acções junto de empresas e potenciais entidades promotoras de saídas profissionais e dispõe de uma Bolsa de Emprego Interactiva com a finalidade de alargar e valorizar as oportunidades oferecidas aos finalistas e licenciados da FEP. Através de inquéritos efectuados regularmente junto dos licenciados, é possível constatar que 82,8% dos alunos recém-formados encontram o primeiro emprego em menos de três meses após a conclusão do curso.

A Secção de Programas de Mobilidade Internacional gere os programas de mobilidade internacional de docentes e alunos, nomeadamente ao abrigo do programa Erasmus e de protocolos existentes com universidades de países lusófonos.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Universidade do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress