Universidade do Porto / Faculdade de Ciências do Desporto

As origens da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física remontam a 1966, ano em que se iniciou o funcionamento de um curso de Instrutores de Educação Física. No ano de 1975 a Escola de Instrutores de Educação Física dá lugar ao Instituto Superior de Educação Física (ISEF), que é integrado na Universidade do Porto e que, a partir de 1989, altera a sua designação para Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física (FCDEF-UP).

A faculdade confere ao desporto uma grande importância na formação e na investigação, com expressão nos domínios da educação e formação institucionais, do rendimento desportivo, da recreação e tempos livres, da saúde e do bem-estar, da reeducação e reabilitação e da gestão desportiva.

A faculdade tem relações de cooperação com as mais prestigiadas universidades europeias e americanas, de que se destaca o programa de cooperação com a Universidade de Desportos de Colónia, na Alemanha. Particular significado na cooperação tem o relacionamento com o mundo lusófono. A FCDEF-UP é hoje a escola da Universidade do Porto, e talvez de todo o país, que maior dinamismo empresta às relações com as universidades brasileiras.

Neste sentido, tem inúmeros protocolos com universidades no Brasil, mas também com instituições de ensino superior em África e em Macau: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade do Estado de Pernambuco, Universidade do Amazonas, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal do Ceará, Universidade Pedagógica de Moçambique e Instituto Politécnico de Macau.

Apesar de ser uma escola ainda jovem, a FCDEF-UP goza hoje de grande prestígio no país, contando-se entre as maiores escolas europeias de Educação Física e Desporto. Esta realidade encontra tradução nas modernas instalações para a docência, a investigação e a prática desportiva, seguramente entre as melhores do género no mundo, inauguradas em 1997. Entre os equipamentos desportivos disponibilizados incluem-se 5 grandes ginásios, uma pista de atletismo “indoor”, uma piscina coberta, 2 campos de ténis, 1 sala de musculação, 1 squash e 2 saunas. A faculdade disponibiliza também salas de estudo e duas salas de informática: a sala Universia, para todos os estudantes (com 20 computadores) e uma sala para os sócios da associação de estudantes (com 24 computadores). Todos estes computadores dispõem de acesso à Internet em banda larga.

A faculdade possui também uma moderna e bem equipada biblioteca com vários terminais informáticos. A biblioteca oferece 70 lugares de leitura presencial e dispõe de 15000 monografias – das quais 182 teses de doutoramento, 750 dissertações de mestrado e 1800 monografias de licenciatura –, cerca de 140 assinaturas de revistas científicas e técnicas especializadas e 6 bases de dados internacionais online (SportDiscus, Medline, Dissertation Abstracts, PsycInfo, Academic Search, Web of Knowledge), para além da B-On – Biblioteca do Conhecimento Online. A faculdade possui também um auditório com 250 lugares, um bar/cantina com cerca de 150 lugares e mantém várias actividades culturais, recreativas e desportivas coordenadas pela associação de estudantes.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Universidade do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress