Universidade do Porto / Faculdade de Ciências da Nutrição

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) é actualmente a única instituição pública nacional responsável pela formação de licenciados em Ciências da Nutrição (nutricionistas). Representa assim uma mais valia e um factor de distinção não só no seio da Universidade do Porto mas também no panorama educativo português. Pensamos que esta particularidade é tanto mais relevante quanto hoje se sabe das relações que existem entre a saúde das populações e o seu desenvolvimento social e económico.

O ambiente técnico-científico e pedagógico da FCNAUP assenta numa comunidade de docentes qualificados, que participam em projectos nacionais e internacionais de investigação e em serviços à comunidade.

A faculdade relaciona-se com a comunidade envolvente através da prestação de serviços, quer pelo estágio dos seus estudantes e respectivos orientadores quer, de uma forma estruturada, através de protocolos com várias entidades, públicas e privadas. Entre estas contam-se indústrias alimentares, institutos públicos e privados e autarquias.
A celebração destes protocolos, que são resultado da procura directa da faculdade, significa o reconhecimento das nossas competências específicas em áreas diversificadas e tem também dado origem à criação de postos de trabalho para os nossos licenciados.

De realçar que estes protocolos têm dado origem a diverso material de educação e formação do consumidor, sendo profusamente difundidos a nível nacional.
A faculdade organiza regularmente cursos de actualização e de especialização nas suas áreas de intervenção que atraem numerosos profissionais das diversas áreas das ciências da saúde e da vida.
A projecção internacional da faculdade, nomeadamente no que respeita à actividade científica, pode ser avaliada pela participação em projectos de investigação europeus em colaboração com praticamente todos os países da União Europeia.

Nos próximos anos, em novas instalações capazes de assegurar o ambiente adequado aos desafios a que a FCNAUP se propõe, continuar-se-á a desenvolver uma comunidade académica sólida e organizada, assente numa licenciatura de qualidade elevada, de modo a treinar estudantes de pré e pós-graduação que participem activamente na investigação interdisciplinar. Estes objectivos deverão ser atingidos mantendo a identidade académica característica da faculdade.
A nível da pós-graduação conferente de grau, a FCNAUP ministra desde 2000/2001 o Curso de Mestrado em Nutrição Clínica.

A faculdade foi também uma das instituições que participou desde o seu início, em 1997, no planeamento do European Master in Public Health Nutrition, projecto liderado pelo Instituto Karolinska (Suécia), tendo já leccionado dois dos seus módulos.

Para além de antigos alunos e docentes, a faculdade tem tido a capacidade de atrair alunos de doutoramento provenientes de outras áreas. Registe-se ainda que a quase totalidade dos doutoramentos a decorrerem na faculdade têm o apoio de co-orientadores de outras áreas e instituições, enriquecendo assim os projectos em curso.

Se para além dos alunos de licenciatura contabilizarmos os de mestrado e de doutoramento, torna-se bem evidente o empenhamento de docentes e não docentes na formação académica pré e pós-graduada.
A evolução da faculdade pode ainda ser avaliada pelo número crescente de publicações, comunicações em reuniões científicas e participações em projectos de investigação dos seus elementos.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Universidade do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress