Universidade do Porto / Faculdade de Ciências – Botânica

A Faculdade de Ciências (FCUP) é, desde a sua formação em 1911, a escola da Universidade do Porto responsável pelo ensino das Ciências Exactas e Naturais. Ao longo dos tempos, o ensino ministrado tem sido acompanhado cada vez mais de perto por actividades de investigação e desenvolvimento, o que possibilita a consolidação do rigor científico que caracteriza a sua actividade de formação a nível graduado e pós-graduado.

A Faculdade de Ciências, continuando a ser responsável por licenciaturas em áreas das Ciências Exactas e Naturais, como a Matemática, a Física, a Química, a Biologia e a Geologia, apresenta actualmente uma abordagem transdisciplinar no ensino-aprendizagem, de forma a assegurar uma formação adequada às exigências e expectativas do mundo moderno. Assim, surgem licenciaturas em áreas mais aplicadas, algumas delas com carácter marcadamente tecnológico, que reúnem competências transversais, constituindo exemplos recentes as de Engenharia de Redes e de Ciências e Tecnologias do Ambiente.

Em termos de formação pós-graduada, a Faculdade de Ciências apresenta uma oferta diversificada a nível de cursos de pós-graduação, mestrados e doutoramentos nas várias áreas do saber. Os seus docentes e investigadores integram um conjunto de unidades de investigação caracterizado por um elevado nível de internacionalização, que constituem, sem dúvida, um pólo de atracção para jovens interessados em dar início à sua actividade científica. É importante sublinhar o reconhecimento da excelência das suas unidades de investigação e da sua produção científica, bem como a contribuição que desempenham na actualização constante do ensino que ministram.

As actividades de investigação e de interface com a comunidade promovem a integração da Faculdade de Ciências no tecido sócio-económico e cultural da Cidade e da Região, constituindo-se como um dos motores do seu desenvolvimento ao actuar como um veículo de transferência de conhecimento e de tecnologia.

As novas instalações no Pólo III da Universidade do Porto (Campo Alegre) proporcionam condições para um ensino moderno e uma vivência plena entre alunos e docentes, necessárias a um percurso académico de sucesso. De referir ainda que a Faculdade de Ciências, pela qualidade dos seus laboratórios, pelo acervo da sua biblioteca, bem como pelo moderno sistema de informação que desenvolveu, proporciona acesso aos mais recentes avanços do conhecimento. A qualidade e diversidade de interesses do seu corpo docente não só asseguram o carácter transdisciplinar da formação oferecida e a permanente actualização de conteúdos e de métodos de ensino-aprendizagem como permitem complementar as óptimas condições de acolhimento que a Faculdade de Ciências oferece aos seus alunos.

Mas tudo na vida tem um preço! Aos alunos é exigido um empenhamento crítico na abordagem das matérias dos seus cursos e uma participação activa na sua formação. Hoje, não basta dominar conteúdos, há que desenvolver competências específicas da área científica que se escolheu e adquirir os conhecimentos transversais necessários para garantir a adaptabilidade às exigências que o mundo actual recria continuamente.

Actualmente, a Faculdade de Ciências proporciona condições óptimas para que todos os alunos possam adquirir estas competências, sendo a outra face deste desafio o necessário empenhamento dos alunos, que será o garante do êxito da sua formação!


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:


COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress