Universidade do Porto / Faculdade de Belas Artes

A Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) define-se como uma instituição de ensino e investigação na área das artes visuais, actual, voltada para o futuro e fortemente enraizada numa história com mais de 200 anos. É essa articulação entre um longo e prestigiado passado e um presente que encara os desafios que o futuro lhe coloca que faz da FBAUP o lugar privilegiado para o desenvolvimento de um trabalho simultaneamente dinâmico, inovador e amadurecido.

A FBAUP encontra-se num processo de reestruturação profunda com consequências, a curto prazo, na diversidade de cursos de licenciatura a oferecer, respectiva duração e plano de estudos; no número de cursos de pós-graduação; na estruturação de um programa doutoral. Também no que respeita às suas instalações, a FBAUP conta, já em 2005, com uma ampliação e qualificação significativa dos seus espaços.

Presentemente, a Faculdade de Belas-Artes oferece três cursos de licenciatura, com a duração de cinco anos: Artes Plásticas – Pintura, Artes Plásticas – Escultura e Design de Comunicação – Arte Gráfica. Em sintonia com o perfil acima definido, a formação do aluno estrutura-se em dois períodos complementares. O primeiro, de construção de saberes fundamentais, com significativa incidência no desenho, na reflexão teórica pluridisciplinar e nos fundamentos específicos de cada área de estudo. O segundo, de elaboração e desenvolvimento de projectos pessoais, incentivando-se o recurso à utilização de todos os meios disponíveis, humanos e técnicos, independentemente do curso em que o aluno esteja inscrito. Na FBAUP, o aluno tem, pois, a possibilidade de investir fortemente numa área de especialização ou, em alternativa, alargar o seu leque de formação a outras áreas artísticas disponíveis, utilizando a possibilidade de seleccionar o seu tutor e as disciplinas de opção que melhor o apoiem nos seus objectivos.

A extensa rede de instituições de ensino europeias com quem a FBAUP mantém acordos de intercâmbio permite a uma significativa percentagem de alunos a possibilidade de enriquecer a sua formação com uma experiência internacional. Um elevado número de estudantes, bem como a presença de docentes provenientes dessas instituições, contribuem, por seu lado, para o enriquecimento da vivência quotidiana de toda a comunidade da FBAUP.

A oferta de mestrados e cursos de pós-graduação, embora dirigida a uma pluralidade de candidatos e respectivos perfis académicos, visa sobretudo equipar os licenciados na área das artes visuais com ferramentas adicionais para o aprofundamento de conhecimentos e a competitividade profissional. Estão em curso três mestrados: Arte Multimédia; Práticas e Teorias do Desenho; Desenho e Técnicas de Impressão. A FBAUP oferece ainda cursos de pós-graduação em Práticas e Teorias do Desenho com especialização em Técnicas de Impressão e em Estudos Museológicos e Curatoriais.

Parcerias com uma diversidade de instituições, públicas e privadas, na concretização de projectos pontuais contribuem não só para a formação dos alunos, preparando-os para a vida profissional, como dão a conhecer a eventuais empregadores as capacidades dos futuros licenciados. As marcas deixadas na cidade pelos artistas formados nas Belas-Artes do Porto ao longo de mais de dois séculos, em monumentos e edifícios, nos museus, em equipamentos vários utilizados quotidianamente, são ainda exemplo do largo campo de intervenção ao alcance dos jovens formados na FBAUP.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Universidade do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress