Universidade do Porto / Faculdade de Arquitectura

A FAUP está instalada no pólo universitário do Campo Alegre, espaço onde a U.Porto concentrou os complexos das Faculdades de Ciências, Letras e Arquitectura, bem como outras instalações complementares de investigação, alojamento de estudantes, o estádio universitário e ainda as instalações provisórias da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Na entrada poente da cidade do Porto, no final da auto-estrada do Norte, na primeira saída da ponte da Arrábida, sobre a vertente que abre para o rio Douro, este conjunto escolar confunde-se com os viadutos que servem o tráfego automóvel, com o verde dos arranjos das velhas quintas, com a paisagem marginal da grande cidade próxima e com o esboço da nova cidade que o envolve.

O edifício da escola de Arquitectura, projecto do arquitecto Álvaro Siza, situa-se nos terrenos da antiga Quinta da Póvoa, à margem da via panorâmica sobre o Rio Douro e do seu conjunto fazem parte, além das novas construções que abrigam o núcleo central da escola, a antiga casa da quinta e anexos, onde funcionam o Centro de Estudos e as aulas de mestrado, e o Pavilhão Carlos Ramos.

A escola de Arquitectura do Porto adquiriu um prestígio considerável em todo o mundo, com particular relevância nos meios europeus do ensino da Arquitectura. Esta notoriedade resulta, por um lado, da história de muitos anos de prática de ensino da Escola de Belas-Artes, continuada, hoje, nas Faculdades de Arquitectura e de Belas-Artes e, por outro, da repercussão que teve, nos meios de comunicação especializada, a experiência arquitectónica vivida nos anos da revolução democrática em Portugal entre 1974 e 1975, colocando o Porto nas rotas de turismo cultural para os arquitectos que de todo o lado nos visitam.

Dessa saga vivida em tempo curto, mas com grande intensidade e algumas obras produzidas, emergiram as figuras de Fernando Távora, como pedagogo, e de Álvaro Siza, como autor. A construção do novo edifício da Faculdade, projectado por Siza, tem atraído a atenção dos meios arquitectónicos internacionais; o influxo de visitantes que procuram conhecer a obra acaba, também, por se estender ao interesse pelas práticas de ensino que a escola desenvolve.
Tirando proveito desta dinâmica, a FAUP é hoje uma escola com grande expressão nas relações internacionais, de onde resulta que 10% dos alunos que anualmente a frequentam sejam estrangeiros.

Para além da licenciatura em Arquitectura, do mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano e do mestrado em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico, a FAUP tem vindo a implementar as estruturas e serviços previstos nos seus estatutos, com destaque para a organização dos serviços de documentação, que incluem o Centro de Documentação, a Biblioteca, a Editorial, o Serviço de Apoio Académico e o Serviço de Relações Públicas.


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Universidade do Porto
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress