Assembleia da República / Claustro

O Claustro está situado na ala sul do palácio, no local de um dos 4 claustros originais do Convento. É formado por 12 arcos de volta perfeita e 8 arcos de lintel recto assentes em pilares toscanos, segundo o desenho inspirado na tratadística serliana que se podia já observar nos projectos do arquitecto seiscentista Baltasar Álvares.
Tem uma galeria de portas e janelas com andar intermédio. Está decorado com um jardim de 4 canteiros com uma oliveira em cada e, no centro, uma fonte de finais do século XVIII, inícios do século XIX. Esta é composta por pequeno lago circular onde assenta a taça de onde surge um putto flanqueado por golfinhos segurando uma concha, com repuxo, apoiada na cabeça.
Por debaixo das arcadas do Claustro foram colocados bustos de 3 personalidades já falecidas que marcaram a política contemporânea, como Natália Correia, da autoria de João Cutileiro (1999), Alda Nogueira, da autoria de António Trindade (1999) e Adelino Amaro da Costa, da autoria de Domingos Soares Branco (1999).


Gosta do que vê? Partilhe com o mundo, aqui:

Mais Panoramas em Assembleia da República
|

COMENTE AQUI


© Copyright 2017, iFuturo – Panoramas Virtuais

Powered by WordPress